terça-feira, 16 de julho de 2013

RESGATANDO OS VALORES PERDIDOS 2

 “Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Lucas 15:8-10


Após aprendermos sobre o valor da dracma, o que a dracma representava e na cultura daquela época onde a noiva embelezava seu vestido com dez dracmas e que se uma se perdesse do vestido, logo todos em sua volta iriam perceber que estaria faltando algo no vestido e poderiam julgar como desleixo ou relaxamento.

Mas o principal é que ela se deu conta que perdeu algo de muito valor e não poderia se conformar com isso.
Fazendo uma analogia para nossa vida, não podemos nos conformar com algo de valor do Reino de Deus que possamos ter perdido.
Certa vez, estava conversando com uma jovem que ela me dizia o seguinte: depois que começei a namorar, não tenho buscado a Deus como antes, não tenho orado como antes e não tenho congregado em minha igreja como antes.

Ou seja ela perdeu a dracma da comunhão com Deus!


Qual dracma você perdeu?
 Será que você perdeu a dracma da saúde?
Será que você perdeu a dracma da alegria?
Será que você perdeu a dracma das finanças?
Será que você perdeu a dracma da paz?
Será que você perdeu a dracma da liberdade?
Será que você perdeu a dracma da comunhão?
Será que você perdeu a dracma da conquista?
Será que você perdeu a dracma do amor?
Será que você perdeu a dracma da vida?
Será que você perdeu a dracma da salvação?

Saiba que algumas dracmas podem ser perdidas na trajetória de nossas vidas e o pior é que não nos importamos ou não percebemos.
Precisamos primeiramente identificar em nossa vida, qual valor se perdeu ou tem se perdido, para que possamos cair em si e não nos conformarmos com essa situação.

Precisamos buscar o que se perdeu ou seja sair do estado de letargia que o diabo quer que fiquemos.
Mas para achar o que se perdeu, precisamos tomar algumas atitudes : acender a candeia, varrer a casa e procurar com perseverança.

  1. LUZ   
É necessário acender a candeia para que haja luz.
Acender a candeia significa abrir um clarão de luz em meio as trevas, para que se possa enxergar claramente e só assim achar o que se perdeu.
  • Em Jo8v12 está escrito:  De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Jesus é a nossa luz, só ELE pode nos mostra o que e onde perdemos a dracma !
Essa luz é a ação reveladora do Espirito Santo, pois em 1Ts5v19 esta escrito:  Não apagueis o Espírito.
Quando a luz do Espirito santo é apagada em nossa vida por nós mesmos, vivemos uma vida em trevas e valores vão se perdendo sem que possamos ao menos perceber.

A revelação do Espirito Santo traz luz e REVELA O QUE ESTÁ OCULTO.
Em Mt10v26b esta escrito: ... pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.

Jesus que é a nossa luz e a ação reveladora do Espirito de Deus trabalham em nosso favor, quando permitimos, quando queremos achar o que perdermos, quando não aceitamos um espirito de conformismo em nossa vida e quando não queremos andar nas trevas.

Se prepare, pois quando há essa ação conjunta, NADA fica encoberto, NADA deixa de ser revelado e NADA fica em oculto.

Mas o primeiro passo é acender a candeia, ter luz na vida, luz na casa, luz na familia, luz no casamento, luz no trabalho, luz na igreja e luz no seu ministério.

No sermão da montanha em Mt5v14-15 Jesus disse:  Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Nós somos luz nesse mundo tenebroso.
Nós somos luz em meio as trevas.
Nós somos luz em casa.
Nós somos luz em nossa familia.
Nós somos luz na escola.
Nós somos luz na faculdade.
Nós somos luz na igreja.






Entenda que nós não temos luz propria, mas reconheça que toda fonte de luz que existe em sua vida É JESUS DE NAZARÉ.


NÓS SOMOS LUZ AONDE QUER QUE A PLANTA DE NOSSOS PÉS PISAREM!!!

Jesus disse que ninguém em sã consciencia acende uma candeia e poe debaixo de uma arvore, se fosse assim, qual serventia teria a luz??

Você precisa acender a luz do Espirito Santo na sua vida, para que possa achar aquilo que se perdeu e alumiar todos em sua volta, para que vejam o brilho de CRISTO na sua vida.

Um comentário:

  1. Texto excelente, unindo a realidade do homem e a vontade de Deus, dentro desta realidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir