quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

CONVIDANDO JESUS

1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus.
2 Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.
3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
4 Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
6 Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
7 Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente.
8 Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.
9 Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo
10 e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.  Joãoc2v1-10


Creio que todos nós estamos acostumados a irmos em festas, e com certeza bom é ir nas festas em que somos convidados ou seja que se recebe o convite seja de maneira formal ou através de um telefonema.

Quando se convida alguém é porque na maioria das vezes temos consideração e queremos que a pessoa convidada abrilhante a festa.

Conheço caso de festas que teve um contratempo , pois pessoas que não foram convidadas ou seja penetras "invadiram" o local e tais pessoas tiveram que ser colocadas para fora do recinto, um constrangimento enorme, não acha ?

  1. Esse texto que lemos se trata do primeiro milagre de Jesus e esta festa de casamento estava acontecendo após 3 dias de Jesus se batizado e de ter recebido Felipe e Natanael como discipulos.
  2. Jesus andou cerca de 90 km , desde Betânia nas margens do Jordão até chegar em Caná da Galiléia.
  3. Foi uma caminhada de 3 dias.
  4.  A informação de que Maria já estava na festa, indica que ela tinha algum grau de parentesco com a familia dos noivos ou forte amizade com  os mesmos.
  • O segredo do milagre dessa familia que estava se iniciando a partir daquele casamento está no V2: JESUS TAMBÉM FOI CONVIDADO .
  • Se queremos ou almejamos ver milagres em nossa familia, na nossa parentela ou no nosso casamento, precisamos convidar Jesus para fazer parte da nossa vida e compartilhar com Ele nossas lutas.
  • Quando convidamos Jesus para nossas vidas, reconhecemos que Ele é Senhor e que só Ele está no controle.
  • Quando convidamos Jesus para nossas vidas, reconhecemos nossa incapacidade e reconhecemos que ELE É CAPAZ.
  • Quando convidamos Jesus para nossas vidas, TUDO PODE ACONTECER.
3 SITUAÇÕES QUE JESUS FOI CONVIDADO E MUDOU A HISTÓRIA
  1. Empregado do cinturião Mt8v5-8
  2. Na casa de Jairo Mc5v21-24,35-42
  3. Na vida do leproso Lc5v12-13
No v3 relata que em um dado momento da festa, o vinho acabou. Na época, vinho era um simbolo de alegria, portanto não poderia faltar em uma festa.

Familias , casamentos e vidas as vezes se encontram assim, em um dado momento da jornada "o vinho" ou seja a alegria se esgota, perdem a perspectiva , esperança, alvos, objetivos e se enxergam num beco sem saida.

MAS SAIBAM DE UMA COISA, ONDE JESUS É CONVIDADO ALGO ACONTECE.

A mãe de Jesus o avisa do ocorrido, porque ela sabia e reconhecia que JESUS É O TODO PODEROSO.
Mas Jesus reponde de maneira simples e educada que: Ainda não é chegada minha hora.

Entendemos  com essa resposta que Jesus tem a hora correta para agir ou seja não como e quando nós queremos.

O TEMPO É DE DEUS !

V4 Maria nos ensina algo poderoso : Fazei tudo o que ele vos disser.
  1. Aprendemos que a obediência a Jesus é a chave para uma vida diferenciada.
  2. Aprendemos que a obediência a Jesus é a chave para vivenciarmos milagres.
  3. Aprendemos que a obediência a Jesus é a chave dos céus abertos.
  4. Aprendemos que a obediência a Jesus é a chave de intimidade com Deus.
Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Jo14v15

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Jo14v21

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada. Jo14v23

O CAMINHO É OBEDECER A JESUS !

V6-8 Jesus age de maneira inesperada e poderosa usando algo que parece simples, mas sobrenatural ou seja água.
  • Água é sinônimo de vida.
  • Água é um simbolo da Palavra de Deus.
V9 Quando se é provado o milagre, eles ficam estarrecidos, pois a regra na maioria das festas é dar a melhor bebida no inicio e depois de embriagados, se dar a bebida inferior, pois não tem como distinguir uma da outra.

Mas quando Jesus é convidado, existe a excecão.

Hoje vemos e lemos noticias de familias que perderam a alegria.
Hoje vemos e lemos noticias de  familias que estão sendo destruidas.
E quando lemos jornais e vemos tv, parece que isso tem sido uma regra que o mundo tem imposto para as familias da terra.

JESUS QUEBRA A REGRA E PÕE UMA EXCEÇÃO !!

No final do v10 está escrito: ... guardaste o bom vinho até agora.  GLÓRIA A DEUS !!!

Deus tem o melhor para sua vida.
Deus tem o melhor para sua familia.
Deus tem o melhor para o seu casamento.

PARA QUE VOCÊ EXPERIMENTE O MELHOR DE DEUS NA SUA VIDA, CONVIDE JESUS PARA REINAR EM TODAS AS AREAS DA SUA VIDA.


 


3 comentários:

  1. Meu irmão que Deusncontinue lhe abençoado, muito bom o estudo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo fico feliz por suas palavras ... Deus é bom !!!

      Vc é benção na minha vida.

      Excluir
    2. Paulo fico feliz por suas palavras ... Deus é bom !!!

      Vc é benção na minha vida.

      Excluir